sexta-feira, 25 de julho de 2008

A macumba é Universal.

Fui abandonado pela minha mulher.
Vivo pendurado em dívidas.
E meus filhos não me respeitam nem um pouquinho.
Segundo o pastor que está falando na televisão, tudo isso acontece porque tem um "encosto" na minha vida, que me acompanha desde muito tempo. E para me livrar deste espírito ruim, preciso de uma sessão de descarrego. E nada de ir a um terreiro de macumba. Não! Nada disso! Devo ir à Igreja. Somente lá serei exorcizado deste encosto que me atormenta. Mas toda bênção exige um sacrifício. E o meu deve ser financeiro. Deve ser proporcional a minha fé. E compatível com as necessidades financeiras do pregador exorcista.
Fui à Igreja e já adquiri todo um conjunto de objetos para santificar e abençoar minha vida. Já tomei banho com o sabonete perfumado do arcanjo Miguel. Já espalhei um pouco da areia sagrada de Israel por toda a minha casa e bebo da água abençoada pela oração da fé todo santo dia. Participo de todas as campanhas milagrosas bancadas pela Igreja. Já lutei contra "os gigantes Golias", derrubei os "muros de Jérico", pisei nas "cabeças da serpente".
Mas minha vida continua na mesma. Por que será?
O pastor disse que é por que ainda tenho muitos pecados não-confessados e praticados. E isso impede que a prosperidade esteja sobre minha vida.
É verdade. Vejam o pastor. Ele é um homem abençoado por Deus. Tem um belo carro, mora em um condomínio de luxo, anda sempre alinhado. Ontem mesmo chegou de uma viagem de férias pela Europa. É essa bênção que eu quero pra mim.
Mas pensando bem...
Minha mulher me abandonou porque estava cansada de minhas escancaradas traições.
Meus filhos não me respeitam porque eu nunca me dei respeito também. Vivia bêbado em casa e os tratava como se fossem dois cachorros.
E minhas dívidas só aumentam porque gasto de forma irresponsável, querendo ostentar posses que não tenho.
Não há encosto em minha vida. Só o da cadeira onde estou sentado.
Me sinto enganado. Acreditei nos discursos do pastor, pois é mais fácil atribuir culpa a um demônio do que admitir que sou responsável pelo o que minha vida se tornou. É mais confortável acreditar na "macumbaria evangélica" do que confiar unicamente em Deus, dependendo dEle pra mudar de vida mediante minhas atitudes de homem arrependido.
Hoje, eu acordei. Mas o pastor continua lá. Como lobo em pele de ovelha. Ensinando uma fé baseada em artefatos místicos, não-bíblica, que dispensa a confiança única em Deus. Criando uma geração de "crentes macumbeiros".
A mesma macumba tão condenada pela Igreja.
A razão disso tudo?
O amor ao dinheiro que, independentemente da época histórica, continua sendo a raiz de todos os males.

Gilberto Cardoso, professor de língua portuguesa.

Nenhum comentário: