sábado, 19 de julho de 2008

Ado, aado, vão ver o sol nascer quadrado???

No quesito criatividade, somos incomparáveis. Damos ao mundo várias contribuições que ficarão na história, como a dança da vassoura, da boquinha da garrafa e a do créu. Agora despontamos com a dança do quadrado. Até que é divertida na sua boba futilidade.
Fico imaginando figurões acusados de corrupção, como Daniel Dantas, cantando a já conhecida melodia. Diriam : "Ado, aado, não vou ser trancafiado". Parece até que já imaginavam o dilema "Tranca e Solta" que atingiu o judiciário brasileiro.
E isso não é de agora. As liminares sempre existiram e sempre existirão. São parte do processo legal de uma sociedade democrática. Mas como explicar isso para uma população cansada de ver tantos impunes e soltos por aí?
Onde estão os deputados envolvidos no chamado "Mensalão"? Presos é que não. Alguns até mesmo se reelegeram e estão de volta ao Congresso Nacional, sendo pagos com dinheiro do contribuinte. Nosso dinheiro. Isso sem mencionar outras denúncias que atingiram a sociedade só nesses anos de desgoverno do PT. O próprio Collor voltou. E voltou com o consentimento dos seus eleitores. Fazer o quê, ?
Essa época de denuncismo que vivemos no Brasil tem um lado positivo, mas também acaba caindo no lugar-comum. Uma denúncia é feita, pessoas são presas e logo depois são soltas. E depois tudo começa de novo.
Até a próxima corrupção ser escancarada.
Aí, voltamos a falar sobre rios de dinheiro que são desviados e jamais devolvidos aos cofres públicos. A Polícia Federal até que faz a parte dela, mas esbarra nas brechas das leis brasileiras, na estrutura do poder judiciário, que na pretensão de ser igual com todos, privilegia alguns.
É difícil olhar para a futura geração e vê-la como parte de uma sociedade onde a honestidade prevalecerá. Difícil, mas não impossível.
Pra cada Daniel Dantas, existe centenas de Josés, Marias. Centenas de pessoas como você. Que desejam sinceramente que nosso país torne-se uma nação melhor, com direitos iguais para todos.
Um pais onde os corruptos certamente ouvirão:
"Ado, aado, vão ver o sol nascer quadrado".

Gilberto Cardoso, professor de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: