domingo, 4 de maio de 2008

A Coca não cola e outros absurdos dos dias atuais.

.Observação importante: este texto foi escrito em 2006. Mas só estou publicando agora.


Nada importante aconteceu hoje...

Mais uma avaliação do ensino público estadual: no último vestibular da Universidade Federal, sobraram 600 vagas que não foram preenchidas, ainda que estejamos contando agora com o "ideal" sistema de cotas. Como a maioria dos vestibulandos é oriunda de escolas públicas, pergunta-se " O que acontece com o Ensino Médio no Maranhão?"
O mesmo que acontece com o Fundamental e o Básico. Faltam investimentos adequados, mão-de-obra qualificada e respeito à educação. Sem falar que os alunos em sua maioria são estimulados a "decoreba" e ao estudo de assuntos que em nada contribuem para sua formação como ser humano crítico.
Criticidade que falta nesta nação de tantas Navalhas e nenhum corte significativo. A não ser aos cofres públicos que mais uma vez serão legalmente lesados por causa de mais um aumento salarial concedido aos nossos ilustres governantes. Governantes caras-de-pau, mas que foram eleitos "democraticamente" e usam e abusam do poder em benefício próprio.
E não só aqui, mas em toda a América "Latrina"( como diriam alguns!). Veja a Venezuela e o seu protótipo de ditador, Hugo Chavez, que literalmente tem achave do país nas mãos e prende e solta quem quer abusando da autoridade constituída para calar qualquer oposição ao seu governo(?) democrático(???).
Cadê a ONU? Ainda sem credibilidade por causa do suposto "Dono do Mundo" e sua ocupação iraquiana que já matou mais pessoas do que o atentado de 11 de setembro.
E nós com isso? Vivemos uma situação semelhante na guerra cívil não-declarada do Rio de Janeiro. Nossos irmãos cariocas vivem no Iraque sem sair do Brasil. E a competente polícia brasileira ainda mata inocentes alegando que são bandidos.
Bela justiça. Justiça que manda prender e no outro dia manda soltar. Nem adianta comemorar a prisão de um corrupto. Não dá tempo. Antes de você pular, ele já está em casa comendo caviar. Comida nobre que muita gente neste país nunca viu, nem comeu, nem ouviu falar.
Pessoas que convivem com a miséria constante enquanto as multinacionais só prosperam explorando a falta de educação do povo. É tanto "Experimenta", Tabaco e "Emoção pra valer" que não dá pra aguentar. Esse papo não Cola mais. Desse modo a cultura do país é jogada no lixo em uma lata globalizada com listras vermelhas e azuis.
É nada importante aconteceu hoje.Pelo menos é o que muita gente pensa. E enquanto isso as coisas vão acontecendo de forma silenciosa, na calada da noite. E a sociedade vai se deteriorando cada vez mais.
Mas, existe uma luz. E ela não está no fim do túnel. Está em você. Em suas mãos.
Na sua capacidade de adquirir informação e construir sua própria formação. De princípios. De caráter.
E tentar viver o conselho dado pelo escritor inglês Bernad Shaw: " O pior pecado contra nossos semelhantes não é o de odiá-los, mas o de ser indiferente para com eles".

Gilberto Nunes, professor da Escola Padre Maurício e filiado ao PSOL.


Nenhum comentário: