sexta-feira, 30 de maio de 2008

" Coação de estudante..."

A onda do momento é apoiar os movimentos estudantis. Sua carreira política não vai bem? Apóie oe estudantes. Sua imagem de político honesto foi arranhada? Não tem problema. Financie festividades para os estudantes.
Eles são de grande utilidade. São novos. Dispostos a lutar por uma causa ( ainda que não a conheçam direito). São fáceis de serem comprados. Os estudantes são a solução para a crise política do país. Pelo menos, é o que muita gente acredita.
A maior parte do movimento estudantil não é estudantil. É político. Em vez de lutar pela educação, anda segundo os ditames do patrão. Um bom exemplo é a postura da UNE ( União Nacional dos Estudantes). O atual governo conta com o apoio dela. O mesmo governo que gasta bilhões em pagamento de juros da dívida " eterna" trata a educação de maneira vergonhosa.
E o quê isso tem a ver? Simples. Movimentos estudantis devem lutar pelos estudantes, sendo automaticamente contra as medidas do governo, que geralmente não são em favor daqueles que realmente precisam. Os estudantes tem uma história de luta no país. História que é manchada pelas ações de grupos políticos manipuladores, que pensam no proveito próprio e não no bem da coletividade.
No Maranhão, é claro, não é diferente. Ou você já esqueceu do sumiço do dinheiro da UMES, que estava guardado em cofre? Parece brincadeira, mas isso é o mínimo. O que dizer de um movimento estudantil que é apoiado por políticos que no passado foram contra a melhoria da educação no estado? Dá pra confiar?
Caro estudante, não se UNE. Não caia nos costUMES dos grupos estudantis. E neste caso, não AME tudo o que vier pela frente com o rótulo de " em defesa dos estudantes".
Lute por seus direitos, mas antes pense direito.

Gilberto Nunes, professor e estudante de Letras da UEMA e professor da Escola Padre Maurício(gilnunes16@hotmail.com)

Nenhum comentário: