sexta-feira, 30 de maio de 2008

Curta cultura.

Estão batendo em você. Diariamente.
E lhe oferecem curativos para poder bater novamente.
Você não percebe pois está ocupado em não se deixar "manipular " por ninguém. Não nota as correntes, porque são invisíveis. Localizam-se na sua mente, a melhor prisão do mundo. A verdade é que a melhor maneira de aprisioná-lo é dando-lhe uma sensação de liberdade. Quanto mais "livre" você acha que é, mais envolvido na teia fica. O "Múltipla Escolha" não lhe dá alternativas. Retrata uma realidade fantasiosa de um país que insiste em existir, ainda que nunca existirá.
Você engole tudo o que é transmitido ou para pra mastigar? Os Leões, Ratos e outros animais da vida transformam as noites em um festival de bobagens. O argumento usado é que é disso que o povo gosta. Mas como gostar de caviar, se só me oferecem ovo frito? Você até poderia mudar de programa, mas pra qual? O lixo é o mesmo. Só mudam as latas.
Porém, existe o canal proibido. As pessoas passam por ele e viram o rosto. A simples menção do seu nome causa horror às massas populares. A única rede que Tem V alor Educacional não é campeã no Ibope. Entende-se o porquê de tantos cegos no país.
Curta a cultura brasileira, mas não essa cultura curta. A Moldar Te Vamos continua na sua, na dele, na mente de várias pessoas.
Que tal jogarmos bombas nos E.U.A. pra resolver o problema?
É. Essa seria a solução deles. A nossa é outra. A diversidade cultural é boa, traz benefícios. A supremacia e colonização cultural, não.
Abra sua mente. Amplie seu leque cultural, mas guarde o melhor assento para o Brasil.
Nossa terra, nossa gente agradece a primazia.
E, quem sabe um dia, o Brasil possa se vê em sua própria TV.

Gilberto Nunes, professor de língua portuguesa e admirador da cultura terrestre

Nenhum comentário: