domingo, 27 de abril de 2008

I don't speak português!( Ou pelo menos dizem que não)

Há um preconceito linguístico enorme no país. Uma visão de que não sabemos falar português e, quando falamos, ainda massacramos a pobre língua. Entretanto, é craro que iço não é verdade. A diversidade linguística deve ser levada em conta ao se estudar a língua. Os que falam um português "errado", na verdade estão se comunicando por meio de uma variação da língua, diferente do padrão gramatical. A norma gramatical é uma, mas não a única faceta da língua. Entretanto, milhões de brasileiros acreditam cegamente que falam errado, que não conhecem a língua do país em que nasceram. Pertencem as classes pobres, desprovidas de saúde, infra-estrutura, educação de qualidade. Há algum probrema niço?
Vários, mas o principal é o político-social. Pense. Os pobres são os que falam "errado", que envergonham a língua. Os ricos são os que falam "certo", que sabem valorizar a língua. Os que mandam em nosso sistema político através dessa ideologia do falar "certo" e do falar "errado", acabam oprimindo a população taxando-a de incompetente linguística. Será que até na fala o capitalismo quer mandar? Quer. E os cursos de gramática da língua submissos aos programas de seletivos e concursos são uma prova disso.
Portanto, tente construir um avisão diferente da língua. Uma visão revolucionária. Caso contrário, o título deste texto será um arealidade na tua vida e você continuará levando "porrada" daqueles que se consideram guardiões da língua portuguesa.
Pense nisso!

Gilberto Cardoso, Estudante do curso de Letras da UEMA.

Um comentário:

OzimO disse...

Massa seu Blog...
Como sempre vc está de novidades...
Por isso é essa pessoa tão Legal..
Pensamentos legais...

Abraço... Do seu eterno aluno...
Ozimo Neto