domingo, 4 de maio de 2008

Dando Língua pro povo!

Durante muito tempo, a Terra foi o centro do universo.
Durante décadas, o criacionismo fincou os pés como única alternativa possívelpara explicar o surgimento da vida no planeta.
Entretanto, o avanço daciência ofereceu outras formas de ver o mundo. Então, por que no que se refere à língua, prevalece a visão de que as pessoas não sabem falar,que falam quase tudo de forma errada?
Por que as ciências da língua não avançaram em suas descobertas eliminando o conceito de "erro?"
Para entender o problema, é preciso compreender as causas. Existe um processo de dominação ideológica por trás da idéia de que "falamos tudo errado". Tira-se do indivíduo um bem íntimo, precioso: a capacidade, o direito de expressão livre.
E mais: como na cabeça de muita gente aquilo que é errado é ruim, não presta, acaba-se destruindo a auto-estima daqueles que não falam segundo o padrãoestabelecido.
Estabelecido por quem? Pelos "donos do poder, que não desejam que o povo cresça, se desenvolva.
É mais fácil conduzir o rebanho que estar conformado com a sua situação.
O governo não dá educação, saúde, alimentação, lazer de qualidade pra pessoas. Mas língua, ele quer dar.
É importante pensar no assunto e mudar nossa visão para que não sejamos vítimas daqueles que se consideram donos de todo conhecimento.
Não aceite os preconceitos linguísticos que afetam nossopovo e nem os alimente. Desenvolva sua capacidade linguística diariamente e aprenda o prazer de uma comunicação eficiente.
Não aceite a língua que te oferecem constantemente.
Você já tem uma. E sabe usá-la muito bem!

Gilberto Nunes, professor e estudante de Letras da UEMA

Nenhum comentário: