domingo, 27 de abril de 2008

E querem que você acredite!

Desde cedo somos "ensinados" que a realidade do país é difícil e é preciso lutar muito pra "vencer na vida". Seguimos modelos que são pré-estabelecidos e nem percebemos. Parece exagero? Antes de responder, reflita um pouco. Um poder governamental não é mantido de forma natural. É preciso construir uma base, um alicerce para que alguém possa mandar. Aí que entram em cena os instrumentos de dominação ideológica. Fica mais fácil controlá-lo, se eu direcionar aquilo que você ouve, assiste ou ler.
Mas será que tudo é controlado pelo sistema político-econômico dominante? As imagens que passam retratam a realidade ou aquilo que querem que você considere como realidade? Estabeleça na mente o que é prioridade. Assim você vai entender onde queremos chegar.Entre todas as nossas necessidades básicas, a maior é a de comer. Ninguém pode escrever, produzir, pensar, jogar, brincar, amar, se estiver com fome. A necessidade de alimentação é prioridade e todos os recursos existentes deveriam ser voltados para saciá-la.É algo simples de entender, mas que ainda não virou realidade na vida de muitas pessoas. O sistema político governamental deveria assumir a responsabilidade e proporcionar alimento para todos.
Mas, você sabe que não é isso que acontece. E por que não há uma revolta populacional contra isso? Simples. Existem meios de mascarar a realidade, "esconder" o problema. A "cultura popular" se encarrega disso. Festivais são criados para trazer diversão ao povo e desviar o foco das verdadeiras prioridades: a luta contra a miséria e pela igualdade social.
É verdade que " a gente não quer só comida", mas é necessário abrir os olhos para aquilo que realmente importa.Ei! Mas você pode dizer que " as coisas não estão tão ruins assim". Pelo menos é o que você vê na TV. A verdade é que os meios de comunicação, em sua maioria, viraram meios de conformação, de manipulação.
A TV realmente existe para programar as pessoas, condicionando-as para que acreditem que o páis está no rumo certo e que sem desistir alacançarão os objetivos. Só não diz que o poder público, quando não fecha a porta, dificulta o acesso a população. Não diz e vai continuar não dizendo.Programas como "Malhação" são criados para desviar sua atênção de questões realmente fundamentais, importantes para a construção de uma sociedade mais igualitária. Contam várias mentiras como se fossem verdades e querem que você acredite. A venda foi colocada nos seus olhos há muito tempo.
Chegou a hora de começar a tirá-la!Em que você vai acreditar? Na "realidade" apresentada ou naquilo que está por trás dela?

Gilberto Nunes, estudante de Letras da UEMA e professor.

Nenhum comentário: