domingo, 27 de abril de 2008

A alma de um negócio... sem alma.

Nem tudo que reluz é ouro. Mas dependendo do investimento pode vir a ser. Basta ajeitar a imagem. Planejar aquilo que se quer passar. É assim que se vende o peixe: dizendo que ele não tem espinha. E muita gente vai atrás. Acreditam piamente naquilo que a propaganda diz. Propaganda que tem o claro objetivo de vender um produto. Algo normal. "Aceitável".
O problema é quando a imagem não bate com a realidade. Ou quando a propaganda engana. Serve para ocultar, esconder os problemas e estabelecer mentiras.Na política é assim. O pior dos candidatos vira um homem santo por meio de um planejado processo de propaganda. A manipulação acontece porque falta consciência crítica ao povo. Povo que não recebe educação. E nem sabe o que é isso.
Entretanto, não é isso que a maioria esmagadora da mídia transmite. Cria-se a visão de um país em pleno desenvolvimento, mas o Brasil que você vê não é assim. É preciso olhar a realidade e não aquilo que dizem ser a realidade.O sistema comercial mundial sempre vai investir para que esta estrutura danosa continue.
E os países pobres é que acabam pagando a conta. Conta que a cada dia aumenta. Assim como os investimentos em propagandas para despertar no consumidor o desejo de comprar.E um ciclo é estabelecido. Mas quem sempre sai ganhando são aqueles que ficam parados enquanto outros trabalham e são explorados em seu lugar.

Gilberto Nunes, estudante de Letras da UEMA

Nenhum comentário: