domingo, 29 de junho de 2008

Bala nos Argentinos?

Agora todo mundo, em uma só voz: "Abaixo os Argentinos. Eles é que são macaquitos".

Lavamos a alma quando falamos dos Argentinos. O maior prazer do mundo é quando massacramos a Argentina no futebol.
Também, os Argentinos são de morte. Que povinho! A maior parte deles vive na miséria. O desemprego aumenta e a educação vai mal das pernas. Padecem debaixo de uma dívida externa que parece eterna. São "chicoteados" pelo FMI e Banco mundial. E pra piorar , vivem debaixo do fardo de ser um país colonizado. Pobres Argentinos. O interessante é que se olharmos bem de perto, a situação da Argentina se parece com... a nossa!!!
Tudo o que foi dito acima pode ser aplicado ao nosso país. Se passamos pelas mesmas situações, por que tanta hostilidade com nossos hermanos? De onde vem tanta rivalidade para com um país tão problemático como o nosso?
É preciso abrir os olhos e perceber como a mídia transmite uma visão perniciosa da Argentina e endeusa os norte-americanos ( que são nossos atuais colonizadores e pretensos "donos do mundo") colocando-os como modelos a serem seguidos.
Os países da America Latina e demais países pobres do mundo deveriam se unir contra um inimigo comum, que não são Os Estados Unidos, mas sim o modo de produção capitalista, que eles e outras nações representam
Estamos no mesmo barco que os Argentinos e devemos ser solidários com eles. E vice-versa.
Ao pensar nos Argentinos, imagine-se contemplando um espelho cujo reflexo somos nós, os Brasileiros.

Gilberto Nunes, professor da Escola Padre Maurício e estudante de Letras da UEMA.

Nenhum comentário: