sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Eu voto. Tu votas. Eles voltam!

Dizem que o voto é importante e que por meio dele a sociedade pode ser mudada. E escondem uma verdade: no Brasil, ele não funciona. Não como deveria. Funciona como um instrumento de troca. Troca de favores. Sem falar na possibilidade da venda do voto. O que não acontece no Brasil, é claro. Afinal,somos uma democracia sólida. Tão sólida quanto gelatina.
Nisto reside o problema. Nossa estrutura social é deficiente e acaba gerando o que nós temos hoje:Um país continental com imensas, gritantes desigualdades. Desigualdades que só aumentam eleição após eleicão. Não importa quem ganhe a disputa. O voto ainda não é a arma do povo. É a chibata dos poderosos.
Por meio das "eleições democráticas", quem estar no poder se mantém no poder. Ou então, coloca um aliado em seu lugar.O mito da democracia brasileira foi tão bem enraizado que é difícil desacreditar nele. E assim, Eles sempre voltam.
E o povo vai votando.Levados por uma campanha política publicitária, enganosa, manipuladora. Repleta de musiquinhas contagiantes, embaladas por cenas tocantes e imagens preparadas para causar identificação nos eleitores. É a eleição no Brasil. E no resto do mundo também.
Entretanto,há uma possibilidade de mudança. E ela reside em você. Em sua vontade de modificar a sociedade. De contribuir para a construção da sociedade justa, igualitária que todos nós queremos.Sempre vão querer que você vote, pois só assim Eles voltam. E enquanto a estrutura político social continuar do mesmo modo, eleição democrática no país será como a história da Cinderela: um belo conto de fadas.
E nada mais!

Gilberto Nunes, professor de língua brasileira da Escola Padre Maurício

Nenhum comentário: