sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Democracia de papel

Contaram uma piada no país. Disseram que a democracia existe e que está firme na sociedade. Afinal de contas, existem eleições diretas. O povo tem direito de escolha. Ou pelo menos acredita que tem.Na verdade, a democracia é um sonho a ser conquistado. E um sonho que não é impossível.
Ela ainda não é realidade, porque as massas populares desconhecem seus direitos e deveres. São facilmente manipuladas, enganadas e induzidas a sustentar um poder político que se enriquece em cima da miséria da nação. Parece radicalismo afirmar a inexistência da democracia, mas só é necessário observar a sociedade de forma crítica.
Uma sociedade democrática passa por um sistema de ensino de qualidade. Através dele o indivíduo aprende a questionar, a formular pensamentos críticos, a não se deixar alienar. Quando o ensino não cumpre o seu papel, a sociedade perde porque sem questionamento, os meios de manipulação social continuam a fazer seu trabalho de conformação.
Por isso que as eleições não são verdadeiramente democráticas. O povo vota, mas não sabe por que vota. Desconhece na prática, a importância do instrumento do voto. Mas se cada indivíduo consciente tentar e conseguir abrir os olhos de outro, podemos gradativamente transformar o sonho de uma sociedade mais justa em realidade.
Participe também da luta por um Brasil democrático de verdade. O maior beneficiado será você e a melhor recompensa é um país melhor.Pense nisso! Deus te ama muito!

Gilberto Nunes, professor de língua portuguesa da Escola Padre Maurício.

Nenhum comentário: