sábado, 29 de novembro de 2008

Mãos diferentes, Sombras iguais.

"Todo ser humano tem direito a ser alguém e tem direito a ter um bem do bom e do melhor."
(Gabriel, O Pensador)

"O sino da desumanidade do homem para com o homem não dobrará por um homem em especial, mas por qualquer homem. Dobra por você, por mim, por todos nós".
As palavras ao lado pertencem a Martin Luther King, ativista e pacifista negro que lutou pelos direitos civis dos negros norte-americanos nas décadas de 50 e 60. Luther King acabou sendo assassinado por causa de sua luta, mas suas idéias ecoam ainda hoje. O problema é que outras vozes tentam silenciá-las. A sociedade, estimulada pelo sistema capitalista comercial,cria datas especiais para "homenagear" as minorias ou incentivar o consumo. Como consequência direta cria-se a visão do "Dia". Isso causa comoção, atenção. Até pode causar reflexão, mas dificilmente gera ação.
E sem ação, as palavras são apenas palavras. O que não é bom. Palavras são o motor de qualquer ato. E os atos produzem mudanças. As pessoas acomodam-se nas datas comemorativas e esquecem de atribuir o valor devido a todo ser humano todos os dias.
Não é preciso esperar um dia especial para valorizar alguém. Ou para lutar por algum direito civil. Mulheres, homens, crianças, idosos, brancos e negros, todo ser humano é especial em qualquer dia do ano. E todos precisam de oportunidades iguais para crescer, viver, progredir. Somos residentes de um mesmo planeta e para melhorá-lo precisamos juntar as mãos diferentes, produzindo uma única sombra em comum.

Gilberto Nunes, professor de língua portuguesa.

2 comentários:

Unknown disse...

caraca gilberto, esse foi muito massa.Não diferente dos outros q também são bons mais esse é súper,ei lol e tu faz tua parte como? Só com esses textos?
cadê os protestos?
aaaaaaa
pow

mario-vivendo e aprendendo disse...

gilberto cada vez fica mais explicito o quão é competente em sua carreira e na sua arte de escrever.Deus te abençõe eternamente.Abraços do teu humilde aluno Mario