E aí? Capitalismo ou Socialismo? Com quem você vai?
Olha que a disputa é antiga. De um lado os amantes do Capital. Do outro, os sonhadores defensores do bem comum.
Mas quem matou mais?
É difícil contabilizar. Ambos, "capitalistas" e "socialistas" são culpados por uma longa lista de genocídios, de forma direta ou indireta. E que matou não foram as idéias. Foram os homens por trás delas.
Idéias são abstratas. Não podem ferir. Homens, ao contrário, matam idéias. E pessoas também.
Acredito no Socialismo. Não na tentativa ditatorial da Ex-União Soviética ou do absurdo do governo Chinês. Creio no valor das idéias socialistas de Marx e outros que sonharam e sonham com um mundo mais justo, igualitário. Ainda que nenhuma nação tenha conseguido colocá-la em prática, a visão socialista é possível.
Por outro lado, há necessidade do Capitalismo. Não o selvagem, descontrolado do nosso tempo atual. Mas sim, o equilibrado, que gere competição igualitária. Embora alguns achem que isso é impossível.
Ao meu ver, o problema está no homem. Ele é o problema.
O homem dentro do sistema( qualquer um dos dois) é que comete atrocidades que chocam a todos. Por isso que mudar o modo de produção do país não adianta enquanto não se muda os homens por trás dele.
É até irônico ver os dois lados disputando pra ver quem é o melhor. Ou o pior. Mas no final das contas, são todos iguais. Somos todos iguais. Com nossas dores e amores. Sonhos e temores.
E vemos a imagem do oposto refletida em nosso espelho.
Gilberto Cardoso.
domingo, 3 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário