quinta-feira, 31 de julho de 2008

Aquela velha opinião formada sobre tudo.

Uma das coisas que mais gosto na vida é o debate. Sou viciado nele.
Se deixarem, fico falando por horas sem parar defendendo meu ponto de vista sobre algo. Por falar nisso, tenho a mania de querer dar uma opinião sobre tudo. Meus amigos, já sabedores disso, às vezes me deixam falando sozinho. Mas, o negócio mesmo é que eu gosto de falar e pronto!
Quando mais novo, era meio intransigente. Achava que já tinha idéias formadas sobre tudo. E as defendia com aquela paixão típica de adolescente. Ao crescer, fui conhecendo o poder da relatividade. Que até mesmo a absoluta verdade é relativa.
Isso a princípio me confundiu. Mas pouco a pouco, a mente foi abrindo. Descobri o valor da tolerância. No campo físico e no campo das idéias.
Já não queria mais ter aquela velha opinião formada sobre tudo. E essa postura me tornou uma pessoa um pouco mais sábia.
Então, veio o 11 de Setembro.
E junto com as Torres, caiu a máscara de tolerância que cobria o mundo.
É incrível como o medo faz brotar o que há de pior ou de melhor em nós. Para muitos, o medo do Terror fez fronteiras se fecharem e absurdos jamais imaginados acontecerem. Entretanto, o mesmo medo gerou uma reflexão em outros. reflexão sobre o que somos, o que podemos fazer para tornar o mundo um lugar melhor. E não só para nós, mas pra todos.
Nesta época tão conturbada, posições extremas devem ser evitadas.
Minha certeza de hoje pode ser a dúvida de amanhã. E esse processo evolutivo faz parte do crescimento humano. Ter opiniões é algo natural. Reconhecer que elas estão erradas e mudá-las também deveria ser.
O Raul já dizia que preferia ser essa "Metamorfose Ambulante". Ser capaz de mudar de opinião, de postura ao perceber que algo está errado.
Se todos pensassem assim, uma mudança iria ser sentida na sociedade.

Ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Raul sabia das coisas.

Nenhum comentário: